Noticias
Noticias

TEMPO DA QUARESMA

 

Tempo, De oração, de jejum e de esmola. Assim deve ser vivida a Quaresma pelos cristãos, pede a Igreja Católica. Na missa das Cinzas, que marca o início da Quaresma, a Igreja lembrou o jejum e a penitência como forma de fortalecer os fiéis. Na Catedral de Fortaleza, a missa do meio-dia foi celebrada pelo padre Luiz Alberto. O pároco, padre Clairton Alexandrino, ainda se recuperando de uma cirurgia, apenas distribuiu as cinzas na testa dos cristãos.

 

O padre Luiz Alberto enfatizou que esses 40 dias que antecedem a Páscoa deve ser um período de reflexão para os católicos. E mais do que reflexão, um tempo de mudança, de voltar-se mais para Deus. “É um tempo para prometer um esforço maior, tempo de penitência, mas não de tristeza”.


Por isso, comece o período com um propósito, convida ele. “É um problema rezar hoje, com tanto barulho, tantos problemas. Estão rezando pouco e mal. Pergunte a si mesmo: ‘eu estou rezando bem?’”, refletiu o padre Luiz Alberto. A oração não deve ser naquele pouquinho que resta do dia, mas em um momento reservado. De manhã, para entregar o dia a Deus; e à noite, para meditar sobre o dia, pedir perdão pelas fraquezas e ajuda para o dia seguinte.


O jejum não é apenas a abstinência de alimento. Envolve uma série de ações significativas para a mente. “Vamos fazer o jejum da língua. A gente fala muito, a gente pode se conter”. O sacerdote cita que podemos reduzir tudo aquilo que entra na nossa vida e não nos alimenta, tudo aquilo que não nos é útil. E tudo seguido da oração.


Outra ação que pode conduzir o período quaresmal dos cristãos é a esmola. Mas não o dar dinheiro de forma simples. “É você levando a paz, a alegria, o seu perdão, doando-se. É você dar o testemunho do amor de Deus aos outros”, descreve o padre. Para a Igreja, a esmola é não oprimir ninguém, não ser injusto, não ver alguém sofrendo e se omitir. No fim das contas, é a caridade em sua forma mais sublime.

Votação
O que achaste do site?
Perfeito
Bom
Bem feito
Medío
Mal
Horrivel
Pessimo
Mal feito
Ver Resultados

Partilhe esta Página

Acólitos da Paroquia São João Calábria Capela Santa Teresinha do Menino Jesus, um grupo constituido por muitos jovens, estudantes entre os 7 e 20 anos de idade, o grupo que tem uma media de 60 Acólitos mais actualmente somente uma media de 35 Acólitos fazem-se presente constantemente no grupo.





Total de visitas: 1255